GUIA PRATICO PARA TER CABELOS SAUDÁVEIS E LONGOS

24 de agosto de 2011


Oiiii meninas, com a correria do salão e o final da facu, ñ dá para sempre atualizar o blog, mas prometo que estarei sempre por aki trazendo novidades para vcs.
Hoje trago um post muito legal que lí num dos sites que fuxico para conhecer e assim tratar melhor os cabelos étnicos. É compridinho + vale a pena ler tudinho, ñ é de minha autoria, copiei daqui , é excelente eu garanto.  Amiga, se seu cabelo vem sendo constantemente danificado....

PARE TUDO E LEIA ESTE GUIA ......

Nosso cabelo esta crescendo enquanto vc esta lendo esse texto. Ele cresceu ontem enquanto vc jantava e vai crescer amanhã durante o café da manhã. Se vc já pintou ou relaxou o cabelo, sabe como o cabelo cresce rápido; parece que tem que retocar num piscar de olhos. Nossa raiz tem vida e vontade própria. Se voce está gozando de perfeita saúde, voce não deve se preocupar com o crescimento dos seus cabelos, e sim tem que por toda a sua energia em proteger as pontas e preservar seu cabelo.  Mesmo assim estamos sempre ouvindo por ai; “Meu cabelo nao cresce”, “Preciso de um produto para acelerar o crescimento”

ENTENDENDO O CRESCIMENTO DO SEU CABELO.

Muitos produtos prometem fazer o cabelo crescer. Mas a pura verdade é que o crescimento do cabelo é uma função interna do corpo. O corpo produz este crescimento a uma certa velocidade que é + ou  -  a mesma velocidade do crescimento das unhas. Qualquer produto externo, xampu ou condicionador não vai acelerar o ritmo desse crescimento. Para garantir que o seu cabelo cresça o mais rápido possível o que vc tem que fazer é estar saudável, ter uma dieta balanceada e se necessário fazer uso de suplementos alimentares ( aqueles comprimidos que tem todas as vitamina), tipo centrum por exemplo. Produtos de qualidade são desenvolvidos para ajudarem a preservar e a proteger o cabelo crescido. Condicionando constantemente,  sendo gentil, cuidadosa e aprendendo a lidar de forma correta com secadores e pranchas vc vai provocar uma tremenda mudança no seu cabelo.
Para o seu cabelo crescer, ele tem que ter o que nós chamamos de
“padrão de crescimento saudável".
Esse é um exemplo do que um padrão saudável deve ser: Cresce, Cresce, Cresce e tira as pontas. Cresce, Cresce, Cresce e tira as pontas. Note que há 3 vezes mais crescimento que cortar o cabelo.
Agora um exemplo de padrão nao saudável; Cresce, Quebra, Cresce, Quebra. Cresce, Quebra, Cresce, Quebra. Voce nota claramente que o cabelo cresceu, mas quebrou tão rápido quanto cresceu. A quebra acabou neutralizando o crescimento dando a falsa impressão de que o cabelo não esta crescendo nada.
É o que eu sempre falo:  Se tem cabelo para alisar após 2 meses, é sinal que está crescendo ... rsrsrsrs
Então o que precisamos fazer? Prestar atencão na causa da quebra principalmente nos cabelos crespos.

O MOTIVO PRINCIPAL PARA CABELOS RESSECADOS:
Voce já notou que assim que vc tira as pontas danificadas, quase que imediatamente as novas pontas começam a ficar secas? Voce deve pensar que é por causa do secador ou prancha ou a química não se deu com seu cabelo. Apesar do secador, prancha e química poderem provocar o ressecamento das pontas, isso só acontece se vc abusar. O ressecamento dos fios é um processo que acontece todos os dias, o que mais resseca seu cabelo é a exposicão ao ar!  Sim, é isso mesmo. Algo tão simples vem sabotando o seu cabelo por toda a vida. Pare um momento e pense, o ar seca roupas no varal, trinca a pintura da parede de nossa casa, racha os seus lábios e racha sua pele. O ar e um agente de ressecamento poderoso. E quando vc usa os cabelos soltos regularmente, o ar resseca o seu cabelo também. O roçar do seu cabelo contra suas roupas podem ressecar seu cabelo ainda mais e quando as pontas ficam secas elas se quebram.  Amiga, vc já comprou milho na espiga? Vc notou que os cabelos que ficam para fora são rebeldes e ressecados, mas aqueles que estão dentro da espiga são macios, sedosos e brilhantes. A única diferença é que os que estão para fora sofreram os danos causados pelo ar.  As pontas são as parte mais antigas do nosso cabelo, a mais porosa e definitivamente a mais vuneravel. Quando penteamos ou escovamos o cabelo, as pontas naturalmente recebem mais pressão, pois é a parte que mais embaraça, sendo assim, quebra ....
Um passo absolutamente necessário à quem quer ter cabelos longos é proteger as pontas, adotando o que nós chamamos de
PENTEADO PROTETOR.
Usar um estilo protetor significa usar os cabelos para cima, escondendo as pontas de modo que elimine a exposicão das pontas ao ar.  Quanto mais suas pontas ficarem para cima e fora da exposicão do ar, menor será os danos causados à suas pontas.  Tente usar os cabelos soltos só em ocasiões especiais. Lembre-se que assim que suas pontas ficarem expostas ao ar, automaticamente o processo de ressecamento começa.  Usar o penteado protetor é o maior contribuinte para se alcançar o tão sonhado cabelo longo. Existem vários estilos para se usar os cabelos para cima, use a sua imaginacão, criatividade e abuse dos acessórios para manter seu estilo próprio. Muitas mulheeres não gostam de usar os cabelos presos e para cima. Para essas mulheres, será interessante prender os cabelos assim que chegarem em casa, passe um pouco de seu finalizador para cabelo preferido e ponha os cabelos para cima o resto do dia.
DESENVOLVENDO UM PADRÃO DE CRESCIMENTO SAUDÁVELDesde que as pontas são as parte mais antigas de nosso cabelo são elas quem sofrem mais. Voce pode dar um fim ao ciclo de quebra e experimentar um padrão de crescimento saudável apenas seguindo essas simples regras. Elas podem não parecer importantes a primeira vista, mas elas são os passos que voce deve dar para transformar seu cabelo danificado em cabelo completamente saudável .
Lembre-se, se vc quer preserver as pontas enquanto o seu cabelo cresce, seja persistente e paciente.
O que voce faz a cada dia é a chave para seu sucesso.

1 – Mantenha o seu cabelo limpo e condicione, condicione, condicione.....

2 -  Lave seus cabelos pelo menos uma vez por semana. Se vc lavar seu cabelo menos de uma vez por semana, seu couro pode ficar irritado e começar a coçar pq, quando a sujeira acumula no fio, causa um certo atrito ao pentear ou escovar, criando um efeito de puxar o fio o que pode quebrar o mesmo.
3 – Use o penteado protetor o máximo possível.  Não use sempre o cabelo solto pois dessa maneira os fios ficam em contato com o ar, como já falamos. Encontre produtos que mantenham seu cabelos constantemente macios e condicionados e guarde as pontas para não ficarem secas e arrepiadas. O penteado protetor preferido é a “banana”. O rabo de cavalo por exemplo, não pode ser considerado um penteado protetor, pois as pontas ficam soltas e se movimentando ao sabor do vento (do ar). Voce pode se divertir criando vários penteados e abusar dos acessórios fazendo um look Negra Show com brincos, colares, lenços de seda, faixas e etc.... Divirta-se.

4 – Durma com os cabelos protegidos, pois é importante que durante a noite vc protega seus cabelos.
Prender o cabelo durante a noite com um lenço, redinha ou toquinha é beneficial para quem quer ter cabelos longos, pois evitará que os fios entrem em atrito com a fronha, lençois, etc, prevenindo assim que eles se quebrem. Este atrito pode trazer surpresas desagradáveis pela manhã, qdo as pontas do seu cabelo amanhecem irreconhecíveis. 
A vantagem de se prender os cabelos com lenço ou redinha é que quando voce acordar os seus cabelos vão estar mais ajeitados e te dará menos trabalho.
Para as mulheres de cabelo curto é a oportunidade de ouro para proteger os cabelos da exposicão ao ar já que ñ dá para prender. Use o calor emitido pelo couro cabeludo mais o creme capilar para fazer um mini tratamento térmico condicionando o cabelo enquanto voce dorme.
Uma opcão para as que dormem com o marido é prender um rabo de cavalo, por uma redinha nas pontas e uma faixa na frente, assim não fica com um visual tão chinfrim ou esperar quando ele ja estiver roncando por a redinha e tirar antes que ele acorde rsrsrsrsrsrs...  Se durante a noite o lenço ou a redinha sair do cabelo, provavelmente sairá, não tem problema, meia noite e melhor do que nada.
Lembre-se de fazer disso um hábito, uma rotina superpoderosa para manter a saúde dos seus fios, e
consequentemente isso possibilitará que seu cabelo fique cada vez mais longo.
Voce pode estar se perguntando: “Qual é a graça de ter cabelo comprido se vc vai usar preso?” A questão é usar o penteado protetor para permitir que o cabelo fique comprido.
Agora se vc NAO ESTA INTERESSADA EM TER CABELOS LONGOS, se seu objetivo e ter cabelos mais saudáveis, apenas acertando as pontas de 2 em 2 meses será o suficiente para manter seus fios bonitos. Toda essa história de proteger as pontas é para quem está buscando cabelos longos. Uma vez conquistando o comprimento desejado é só continuar tirando as pontas danificadas e então vc pode usar os cabelos soltos com mais frequência.   Tire as pontas do seu cabelo a cada 6 ou 8 semanas é aqui que vc vai ver o resultado do penteado protetor. Nosso cabelo cresce cerca de 2 cm por mês, entao em 8 semanas ele pode ter crescido uns 3 cm. Vamos Dizer que voce comecou a sua meta de crescimento com um bom corte, tirando o máximo do cabelo danificado. E agora , 8 semanas mais tarde e hora de tirar as pontas de novo. Se voce condicionou bem os seus cabelos, se usou o penteado protetor diariamente, e se dormiu com eles protegidos, as pontas dos seu cabelo devem estar saudáveis. Então agora vc vai tirar as pontas antes que elas se quebrem. Vc só tem que tirar 0,5 cm, pois as pontas não estão partidas. 
5 -  Cuide de seu cabelo sem pressa, tire um tempo só para cuidar dele. Este é outro passo muito importante. Vc deve se disciplinar para ser a mais delicada possível com o seu cabelo. Se dê ao luxo de cuidar de seu cabelo como se ele fosse um bebê. Separe um tempo para poder cuidar dele com calma. Ponha um CD, acenda uma vela perfumada, transforme esse momento em algo bem especial, relaxante. Vc merece!  É importante pois vc pode cuidar do seu cabelo com muito mais qualidade, se o  fizer com prazer. Quando se tem que ficar pronta em meia hora, puxamos o cabelo mais do que necessário, vai usar o ar mais quente do secador para os fios secarem mais rápido, vai passar a prancha quase fritando o cabelo..... Tudo será melhor se estiver calma, vc só vai ver vantagens em cuidar de seus cabelos em paz.
6 - Não penteie ou escove os seus cabelos para desembaraçá-los, desembaraçe primeiro, vá ate o nó e trabalhe com ele individualmente, e só depois penteie.  Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos 2 X por semana para estimular a circulação e dê leves puxões.
CONCLUSÃO
Seguindo esses 6 passos, vc pode começar a viver uma boa rotina para cuidar de seus cabelos. Não pense que vc nunca mais verá um fio de cabelo na sua escova. Sempre haverá uma queda que é natural. É normal se perder até 200 fios de cabelo por dia. O cabelo que cai não é um cabelo podre ou danificado, é muitas vezes um cabelo sadio e é absolutamente normal. Lembre-se nós somos mamíferos e mamíferos perdem seus pêlos regularmente. Vc já entrou em pânico quando seu cachorro ou gato sai soltando pelo pela casa inteira?  kkkkkk é terrível né !!!!!!!
Bem, eu espero que vcs possam seguir essas instruções e conquistar o cabelo dos seus sonhos.
Qualquer coisa, estou por aki,       
   Bjuix
Anna Dias

Fonte:  hairoil.com

3 comentários:

  1. Oi Anna, tudo bem?
    Eu gostei mto desse post, as dicas para favorecer o crescimentos dos fios valem para qualquer tipo de cabelo, eu acho. Eu queria dar o meu pitaco tb com a sua permissão, e falar sobre um um produto que realmente protege o cabelo das agressões externas , o silicone, erroneamente chamado de 'reparador de pontas'. O silicone forma um filme protetor em torno do fio e impede que perca umidade. O problema é que silicone é caro, reparadores baratinhos são praticamente óleo puro e não funcionam. Com um bom silicone podemos soltar os cabelos mais vezes sem se preocupar com os efeitos nocivos do ar.

    Parabéns pelo blog! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olla Ana =)

    Gostei mto das dicas.. amo meu cabelo e tomo tdo o cuidado do mundo antes de fazer algo neles, obg pela ajuda ;]

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas ;) Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário amada (o), deixe seu link que
já já te respondo.
Bjcas !!

Anna Dias

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016